Beber água

Mais de 70% do corpo humano é composto por água. Ela é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo, pois participa da digestão de alimentos, da absorção de nutrientes, da eliminação de toxinas e regulação da temperatura corporal. 

A água é imprescindível para os rins exercerem suas funções primordiais, como filtrar o sangue e eliminar as impurezas do organismo pela urina. 

Por isso, beber pelo menos dois litros de água por dia, faz toda diferença, principalmente para a saúde renal. Para saber a quantidade ideal de ingestão de água por dia, é preciso multiplicar seu peso por 35 ml. Por exemplo: uma pessoa que pesa 70 kg, deve ingerir 70 X 35 = 2.450 mL de água por dia. 

É importante também lembrar que não se deve esperar ter sede para tomar água. Especialistas afirmam que a sede é um sinal de que o corpo já está desidratado, precisando de água há muito tempo, e muitas pessoas ignoram esse sinal.

Quando o corpo está desidratado, com pouco líquido, os rins concentram a urina, para aumentar a retenção de água no organismo. Por consequência, a urina fica mais escura e com cheiro forte. Isso favorece o acúmulo e cristalização de sais na urina, com a formação dos famosos cálculos renais, as pedras nos rins.

Lembre-se de ficar hidratado ao longo do dia, não espere ter sede para beber água. Tenha sempre em mão um copo ou uma garrafa de água, principalmente se você realiza muitas atividades ou em dias de calor, com altas temperaturas, típicas do nosso verão. Consumir água com mais frequência tem muitos benefícios, como prevenir doenças e melhorar o desempenho físico e mental.