nefrologia
Hemodiálise
A hemodiálise é uma terapia que ajuda a substituir o papel de um rim doente, auxiliando o processo de filtragem do sangue, controlando a pressão arterial e mantendo o organismo em equilíbrio. Sua realização é recomendada a pacientes com doença renal crônica.
O método pode ser feito em clínicas e hospitais, com uma frequência média de três vezes por semana e duração estimada de 4h em cada sessão.
Para isso, é feito um acesso vascular, que conecta o paciente à máquina. No aparelho, o sangue é exposto a uma solução de diálise, por meio de uma membrana semipermeável que retira o líquido e as toxinas em excesso e bombeia o sangue renovado para o corpo do paciente.
Sua adoção pode ocorrer por tempo indeterminado e o procedimento é coberto pelo SUS e pelos convênios de saúde. É importante que o paciente seja orientado sobre hábitos alimentares e ingestão de líquidos. Apesar de a hemodiálise ser um tratamento contínuo, o paciente pode ter qualidade de vida e exercer suas atividades, adaptando-se a nova rotina.